quinta-feira, 17 de junho de 2010

Além do rádio: podcast

















Depois de acessar o blog “PODCAST NA EDUCAÇÃO” (http://senaed2009.blogspot.com) é possível afirmar que o podcast se constitui em excelente ferramenta para dinamizar e tornar construtiva as práticas pedagógicas.
Na postagem de 19 de Maio de 2009, “Podcast: é ou não é um rádio via internet?”, está claro que o podcast supera em todos os aspectos as programações de rádio. No que se refere à produção de programas, o rádio possui uma programação limitada quanto à distância entre emissor e receptor, ao passo que os programas do podcast podem ser acessados em qualquer parte do mundo via internet ou por meio de assinatura.
Em relação à questão do público alvo, percebemos também grandes diferenças. O rádio possui uma programação definida no tempo e no espaço, dirigido às grandes massas. Por sua vez, a programação de podcast possibilita a interação entre os diferentes usuários sobre o assunto que está sendo tratado no podcast.
Na questão da recepção, o rádio “possibilita a escuta linear de uma programação”. O ouvinte sempre está limitado às programações fixas do rádio. No podcast temos a possibilidade de acessar os conteúdos disponíveis em qualquer tempo e qualquer hora, havendo ainda a possibilidade de fazer o download da programação e ouvi-la quando quiser e na hora mais conveniente. É possível também que o usuário participe na construção de novos podcast e na elaboração de comentários sobre as temáticas abordadas.
No que concerne à interatividade, destaco textualmente “a possibilidade de navegar na web através de links que ficam junto com os episódios. Por exemplo, um podcast sobre moda, referente ao lançamento da coleção primavera/verão, disponibiliza um link que leva o usuário para o site do SPFW - São Paulo Fashion Week. Desta forma, enquanto o ouvinte escuta o podcast, navega pelo site disponibilizado para obter mais informações acerca do assunto abordado.
A partir de suas possibilidades, o podcast, segundo Primo (2005; p. 15): “Extrapola a simples escuta, oferecendo imagens, além de capítulos e links para navegação no interior do programa na web. Quebra-se, assim, a linearidade da escuta e oferecem-se recursos hipertextuais e multimídia”.
Do exposto, o podcast é sem dúvida, uma ferramenta da web que apresenta inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que viabilize a construção do conhecimento.

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