domingo, 11 de julho de 2010

Aprendizagem colaborativa: potencialidades do Wiki



O texto “Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo Wiki do Moodle” de Ilse Abegg, Fábio da Purificação Bastos, Felipe Martins Muller e Sérgio Roberto Kieling Franco, apresenta com propriedade o fundamento teórico, prático e pedagógico da prática educativa na perspectiva da aprendizagem colaborativa fazendo uso do Wiki do Moodle. Expressões como participação ativa, produção colaborativa, interatividade e colaboração adjetivam o desenvolvimento de projetos que objetivam envolver educandos e educadores em processos criativos de construção do conhecimento.

As ferramentas proporcionadas pelo Wiki do Moodle potencializam a construção e o desenvolvimento de uma prática pedagógica que propicie aprendizagem colaborativa conforme é apontado no referido texto. O uso da ferramenta Wiki não minimiza a intervenção do professor, ao contrário, torna-se relevante à medida que a mediação docente incentiva a participação de todos. Mesmo com todos os recursos que o Wiki oferece, a aprendizagem colaborativa só é possível com planejamento e este precisa ser elaborado numa perspectiva dialógico/problematizadora.

Com referência ao potencial do Wiki do Moodle destaca-se a edição dos textos e a possibilidade permanente de revisão das contribuições para a produção coletiva do conhecimento. De acordo com Abegg et al., o Wiki se diferencia positivamente de ferramentas como blog ou fóruns:

A principal característica do wiki do Moodle em relação às demais versões é que para as atividades de estudo são desenvolvidos planejamentos e projetos prévios para que os envolvidos colaborem ativamente. O conteúdo programático da atividade wiki no Moodle tornasse o objeto do diálogo e a produção científicotecnológica depende desta participação direta dos alunos. Por isso, as práticas escolares mediadas pelo wiki do Moodle precisam ser conduzidas pelo professor para gerar e sustentar o objeto do conhecimento de uma atividade de estudo. (p. 5)

Cabe ainda enfatizar o processo avaliativo nos projetos desenvolvidos fazendo o uso de ferramentas da Web como o Wiki. Conforme os autores supracitados, o estudo de caso analisado foi elaborado por meio de Planejamento, Execução e Avaliação. O processo de avaliação pressupõe o diagnóstico de eventuais dificuldades e também o destaque dos aspectos positivos. É relevante afirmar que a avaliação do ponto de vista da dialogicidade ocorre processualmente, em várias etapas.

A plataforma Wiki do Moodle, subsidiada por uma concepção de educação crítica, possibilita a construção/reconstrução do conhecimento, resignificando os processos de ensino e aprendizagem, no qual professores e alunos superam a passividade típica de uma prática transmissora/conteudista e, tornam-se, pela participação ativa, protagonistas do quefazer pedagógico.


ABEGG, Ilse. BASTOS, Fábio da Purificação. MÜLLER, Felipe Martins. FRANCO, Roberto Kieling. Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle. Departamento de Metodologia do Ensino – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria (RS) Brasil.

2 comentários:

  1. Muito legal essa prática pedagógica, pois além de você saber tudo o que está sendo pesquisado, você ainda pode organizar para que saia muito melhor em matéria de conteúdo e a finalização dos trabalhos em grupo.

    ResponderExcluir
  2. Através dessa pratica consegue-se um melhor aproveitamento do ensino/aprendizagem levando em conta a participação de cada um. E transmitindo um conhecimento diversificado e produtivo entre educador e aluno dentro do âmbito escolar.

    ResponderExcluir