quinta-feira, 17 de junho de 2010

Podcast e a prática educativa




Os autores João Batista Bottentuit Junior, Clara Pereira Coutinho no artigo “Podcast em Educação: um contributo para o estudo da arte”, destacam as principais características do podcast. De acordo com os referidos autores, a utilização do podcast pode ser feita de duas formas: diretamente pela internet ou através do descarregamento dos arquivos para os dispositivos de reprodução digital, como exemplos, ipods, mp3 players, mp4, etc.
O podcast também é apresentado como uma ferramenta potencial para o processo de ensino e aprendizagem. Destaca as seguintes vantagens:
a) O maior interesse na aprendizagem dos conteúdos devido a uma nova modalidade de ensino introduzida na sala de aula;
b) É um recurso que ajuda nos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos visto que os mesmos podem escutar inúmeras vezes um mesmo episódio a fim de melhor compreenderem o conteúdo abordado;
c) A possibilidade da aprendizagem tanto dentro como fora da escola;
d) Se os alunos forem estimulados a gravar episódios aprendem muito mais, pois terão maior preocupação em preparar um bom texto e disponibilizar um material correcto e coerente para os colegas;
e) Falar e ouvir constitui uma actividade de aprendizagem muito mais significativa do que o simples acto de ler.
Os autores também afirmam que a criação do podcast pode ser feita de duas formas: 1) Diretamente no aplicativo, via internet, acessando por exemplo o podomatic.com; 2) Externa, usando um dispositivo de gravação. Em seguida, a edição deve ser enviada ao podcast, disponibilizando, assim, aos usuários.

Ainda de acordo com Júnior e Coutinho, a principais categorias de ferramentas para a produção e edição de podcast são gravação e edição de áudio, gravação e edição de vídeo com áudio e Podcast/criação e disponibilização on-line. Segue integralmente síntese dos principais aplicativos para utilização produção, edição e disponibilização do podcast:





Crie seu podcast!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário